Quando o assunto é churrasco, uma das carnes preferidas do brasileiro é a picanha, quanto mais suculenta melhor. Esse corte brasileiro de carne bovina, tirado da parte superior do boi, é apreciado pela maciez, suculência e sabor inconfundível.

Uma boa picanha, porém, exige mais do que um bom churrasqueiro para ser bem aproveitada. Aqui vão quatro dicas para a preparação da picanha.

Procedência:
É importante comprar carnes com boa procedência, aqui no Frigoyama nossas carnes são certificadas e de ótima qualidade. A forma de abate do gado também influencia no sabor final do produto. As fazendas devem oferecer tecnologia para realizar bons cortes e qualidade de vida para o gado.

Preparação:
Apesar das diversas maneiras de preparar a picanha, a mais tradicional é a melhor garantia de bons resultados. Usa-se apenas o sal grosso, que vai temperar a carne dando um sabor único quando unido ao líquido vindo da gordura da carne. Vale ressaltar que a camada de gordura nunca deve ser retirada da picanha, pois isso faz com que a carne perca suas propriedades.

Corte:
Há duas maneiras corretas de assar a picanha: inteira, na grelha, ou em cortes, para os molhos. Os pedaços devem ter entre dois e três dedos de diâmetro. Para cortar, faça movimentos uniformes e evite o vai e vem com a faca. Isso danifica a carne.

Como assar:
Para assar a carne na grelha, ela deve estar a 15cm de distância da brasa. Assim, a picanha não corre o risco de entrar em contato direto com o fogo e ressecar. As peças de tamanho maior devem estar na parte de trás da churrasqueira e ficar aproximadamente por 15 minutos de um lado e entre 10 e 15 minutos no outro lado.

Uma dica extra:

A carne também pode ser assada no espeto. Para isso é preciso tomar cuidado para não machucar a picanha ao espetá-la, tirando a maciez. Primeiramente, o espeto deve ser posto na brasa com a gordura da carne para cima, também a 15cm da grelha, e o tempo entre 10 e 15 minutos cada lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *